Projeto Geotécnico & Estudos Geológicos Geotécnicos
Os estudos geológico-geotécnicos são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer projeto de engenharia civil. Estes estudos têm como objetivo entender as características geológicas do terreno e, com base nesses conhecimentos, projetar fundações estáveis, mitigar riscos geotécnicos e garantir a segurança e eficiência das construções.
Prospeção Geológica Geotécnica
A prospeção geológica e geotécnica investiga as características e propriedades do subsolo em termos geológicos e hidrogeológicos. Investiga-se na prospeção geológico-geotécnica as camadas de solos ou rochas com vista a fornecer os parâmetros e informações fundamentais ao bom desenvolvimento do estudo geológico-geotécnico, recorrendo a sondagens e ensaios in-situ.
Controlo de Execução de Obras Geotécnicas
Esta etapa visa garantir que as soluções e técnicas definidas no projeto geotécnico são implementadas corretamente no local da obra, nomeadamente controlo das condições de execução e aplicação dos materiais, verificando o comportamento dos mesmos em obra e assegurando a qualidade e segurança das estruturas e minimizando danos futuros.
Caracterização e controlo de materiais
A caracterização e controlo de materiais são processos fundamentais que asseguram que os materiais utilizados nos projetos atendem aos requisitos de qualidade e desempenho necessários para a execução bem sucedida dos trabalhos. Por meio de ensaios laboratoriais e ensaios in-situ, garante-se que os materiais estejam de acordo com as especificações, assegurando a durabilidade e eficiência das infraestruturas.
A monitorização geotécnica serve para, durante e após a execução de uma obra, verificar através de medições e ensaios para monitorar os parâmetros geotécnicos definidos em projeto como fundamentais para o controlo, segurança e boa execução da obra geotécnica. Pode, também, ser aplicada no acompanhamento de estruturas geológicas afetadas por fenómenos de geodinâmica externa que constituem risco geológico acrescido, como é o caso da estabilidade de vertentes, desprendimento de blocos , colapso de arribas, etc.